Blog Tecnolog

Receba as novidades
em seu e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa. Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade

Cubagem: O que é? Qual a sua importância na logística de transporte?

Quem trabalha ou estuda logística, principalmente focada em transporte, conhece bem o termo cubagem. E mais que uma forma de medição de carga, a cubagem influencia também em outros aspectos importantes do transporte, como no armazenamento, carregamento e na programação da saída dos veículos. Siga na leitura e entenda melhor sobre cubagem a seguir!

O que é cubagem?

Dentre as etapas iniciais de um planejamento de transporte de cargas está a cubagem. Constantemente é um termo confundido com o volume de um objeto (comprimento x altura x largura), porém cubagem de carga é a relação entre o peso de um produto embalado e o espaço que ele ocupa em um veículo onde será transportado; em outras palavras, é o volume do objeto x fator de cubagem (explicaremos melhor a seguir). O resultado da conta realizada é chamado de peso cubado.

Por que a cubagem é tão importante na logística de transporte?

É um cálculo matemático muito importante para o planejamento do carregamento dos objetos, pois ajuda a entender a melhor forma de aproveitar o espaço e capacidade de peso do veículo, como também para garantir um cálculo justo do frete cobrado pela transportadora.

Com a cubagem, alguns problemas podem ser evitados, como uma carga muito volumosa, mas de pouco peso, que desperdiça a capacidade do veículo de levar grandes pesos, por exemplo; ou ainda muitos volumes pequenos com grande peso, os quais ocupam pouco espaço no veículo, mas que passam o limite de peso permitido.

Espaços vagos em transportes, como caminhões ou containers representam “perdas” e aumento de custos para os demais importadores e exportadores das outras cargas. E não só a falta de carga traz problemas e custos a mais, como também o excesso pode causar acidentes, danos aos veículos ou até multas por não estar de acordo com os limites. A cubagem também ajuda a evitar prejuízos financeiros e outras consequências!

Sendo assim, ao calcular melhor quanto de peso e quantas unidades de cargas um veículo pode levar em uma viagem, obtêm-se mais eficiência nos processos, garantindo boas e rápidas entregas.

 Qual a cubagem para cada modalidade de transporte?

O número constante para cada modalidade de transporte é chamado de fator de cubagem, que é o peso ideal para as cargas em 1 metro cúbico (m³). São valores diferentes visto à capacidade de carga de cada meio. De acordo com as definições da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística, o fator de cubagem pré-estabelecido para cada transporte é:

  • Transporte rodoviário: 1m³ = 300 kg;
  • Transporte aéreo: 1m³ = 166,7 kg;
  • Transporte marítimo: 1m³ = 1.000 kg.

Em casos de cargas fracionadas, o fator de cubagem é menor. Outros cálculos são feitos também, afinal é um tipo de transporte mais específico, com mais variedade de pesos e volumes!

Relação entre cubagem e frete do transporte

Na hora de calcular o frete, a transportadora leva em conta algumas variáveis, incluindo o peso cubado, dimensões e peso bruto do produto. Considerar todos esses pontos é a forma mais justa para se cobrar o frete das mercadorias.

Em casos de itens mais pesados, leva-se mais em conta o peso bruto em si, não apenas o peso da cubagem. Já em casos de mercadorias grandes, o amplo volume ocupado é uma variável que influencia ainda mais no valor do frete.

Sendo assim, a cubagem é importante para cobrar corretamente os valores de fretagens, auxiliar no aproveitamento máximo da capacidade dos veículos, evitando espaços vagos e também excessos.

Atualmente, as empresas mais modernas utilizam softwares de gestão de transporte de cargas, automatizando tais cálculos, evitando ao máximo resultados errados sobre fretes. É mais assertividade e tranquilidade para o cliente!

_

Quando você contrata uma empresa especialista em logística e transporte, a cubagem já faz parte de todo o planejamento que será feito sobre suas cargas. São contas que podem gerar dúvidas na prática, mas que a empresa pode fazer por você, garantindo tranquilidade, eficiência para suas entregas e preço justo.

Para entender melhor, você pode tirar suas dúvidas com uma empresa experiente e a par de todos os processos de uma entrega eficiente, como a Tecnolog! Detalhe suas necessidades e saiba quais soluções podem ajudar o seu negócio. Logística e transporte é com a Tecnolog!

Categorias

Últimas
Notícias

As principais notícias e conteúdos
do setor em um único lugar!

Mapeamento de processos logísticos

A logística, muitas vezes, é percebida apenas como o simples transporte de mercadorias de um ponto a outro. No...

Gestão da cadeia de suprimentos de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás é um importante pilar na economia global, visto que fornece fonte de energia...

Sustentabilidade no Transporte de Cargas do Setor de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás desempenha um papel fundamental na economia global. No entanto, a extração, produção e...

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Solicite um orçamento

Aceita receber comunicações via telefone?
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade