Blog Tecnolog

Receba as novidades
em seu e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa. Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade

Gestão de estoque e distribuição: Entenda a importância e quais são as vantagens desse trâmite logístico

Os processos envolvidos na gestão de estoque e distribuição são os principais responsáveis por fazer o produto chegar às mãos do consumidor final com segurança e dentro do prazo estabelecido.

Neste artigo nós discorremos sobre a importância desse trâmite logístico e como ele é essencial para a excelência das operações. Continue a leitura!

Qual a importância da gestão de estoque e distribuição?

Para um produto chegar até você, seja por compras online, supermercado, shopping, ou entre outros meios de comércio, ele passa por toda uma cadeia de distribuição que viabiliza a saída do produto da fábrica até chegar ao seu destino.

Sendo assim, para que todos os processos ocorram de maneira eficiente, é necessário que vários procedimentos e controles aconteçam em sincronia, seguindo todos os trâmites fiscais e de armazenamento, além de, claro, serem viáveis financeiramente, por isso a importância de uma gestão bem-planejada de estoque e distribuição.

Estoque: da armazenagem à distribuição de materiais

De acordo com artigo publicado pelo Portal Educação, a armazenagem de materiais representa um importante papel no processo logístico das empresas, uma vez que seu correto planejamento e controle apresentam consequências benéficas na distribuição dos produtos e nos resultados da organização.

Sendo assim, a rede de distribuição deve ser adequadamente dimensionada para atender às demandas e nível dos serviços exigidos pelos consumidores, como cumprimento dos prazos de entrega, além da segurança e integridade dos produtos.

Basicamente, a armazenagem compreende quatro atividades básicas:

  • Recebimento
  • Estocagem
  • Gestão de pedidos
  • Expedição

As duas primeiras representam a entrada de materiais, enquanto a gestão e expedição fazem parte do processo de saída de materiais. O local em que ocorre a armazenagem também pode ser chamado de centro de distribuição, ou apenas “CD”.

O recebimento dos produtos é a fase inicial do processo de estocagem. Nesse processo é realizada uma conferência dos materiais em relação à nota fiscal e aos pedidos.

Em seguida, não havendo divergências, o material é encaminhado para estocagem, onde é realizado o crossdocking (processo de distribuição onde a mercadoria recebida é redirecionada sem uma armazenagem prévia) e unitização de cargas.

>> Saiba mais sobre eficiência logística com a leitura deste artigo <<

Já a gestão de pedidos está diretamente ligada ao processo de saída de produtos e se subdivide em processamento e separação:

  • O processamento envolve o recebimento de pedidos, a emissão de lista de separação e a ordem para separação de pedidos.
  • A separação de pedidos é feita assim que a lista de separação é recebida, com posterior emissão de etiquetas de identificação e movimentação dos produtos para a área de expedição.
  • Na fase de expedição ocorre o embarque das mercadorias no transporte e movimentação dos produtos até o cliente.
  • Nessa etapa é necessária a conferência entre o pedido e a separação.
  • A documentação é emitida.
  • São realizados programas de entrega (rotas e horários, seleção de transportadora) e controle do embarque dos produtos.

Uma gestão de estoque eficiente faz toda a diferença

O bom funcionamento de um estoque vai além das compras, armazenamento de mercadorias e organização das saídas desses itens. É essencial contar com um sistema de controle com o qual seja possível registrar e acessar dados importantes das organizações de estoque e distribuição, como:

  • Entradas e saídas de produtos
  • Itens em estoque
  • Preços
  • Prazo de validade
  • Estoque mínimo e de segurança
  • Nomes de fornecedores
  • Situação da carga

Contar com um parceiro confiável pode ser a solução que sua empresa precisa, como a Tecnolog!

A armazenagem estratégica em centros de distribuição é uma exigência na logística de transporte para as empresas que desejam obter sucesso na realização de seus serviços.

E a Tecnolog é uma transportadora especialista em transporte multimodal, localizada na cidade satélite de Guarulhos (SP), a 9 km do Aeroporto Internacional, com fácil acesso às principais rodovias e portos do País.

Contamos com aproximadamente 200 colaboradores pelo Brasil, dentre representantes e agentes nas principais capitais e regiões metropolitanas: na matriz em São Paulo e nas filiais/centros de distribuição no Rio de Janeiro, Macaé, Manaus, Boa Vista e Salvador, com todos nossos pontos estrategicamente posicionados para atender você e suas entregas com responsabilidade, pontualidade e integridade em todo território nacional.

Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e solicite uma cotação online. Estamos sempre à sua disposição para ajudá-lo a ganhar eficiência logística no transporte de cargas!

Categorias

Últimas
Notícias

As principais notícias e conteúdos
do setor em um único lugar!

Mapeamento de processos logísticos

A logística, muitas vezes, é percebida apenas como o simples transporte de mercadorias de um ponto a outro. No...

Gestão da cadeia de suprimentos de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás é um importante pilar na economia global, visto que fornece fonte de energia...

Sustentabilidade no Transporte de Cargas do Setor de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás desempenha um papel fundamental na economia global. No entanto, a extração, produção e...

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Solicite um orçamento

Aceita receber comunicações via telefone?
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade