Conheça mais sobre um dos principais setores do país e como a logística auxilia as operações desse negócio.
O setor de óleo e gás é um dos que mais crescem no país, tornando a logística dessa área complexa e desafiadora. Existem muitas etapas até a entrega do produto ao mercado, e cada uma delas exige soluções eficientes e um planejamento criado estrategicamente para atender todas as demandas do setor responsável por 15% do PIB industrial do país. Sendo 8% vindos de derivados de petróleo e biocombustível, e 7% das atividades de extração de petróleo e gás natural.
Podemos perceber os impactos do setor de óleo e gás em nossa rotina, podendo encontrar o petróleo e seus derivados em diversos itens. Por exemplo, eles estão presentes em móveis, tecidos, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos, gás de cozinha, indústria alimentícia e farmacêutica, agronegócio, automotivos e muito mais.
Como funciona a logística no setor de óleo e gás?
Assim como em outros setores, a cadeia de suprimentos de óleo e gás também possui as suas particularidades na operação. A maior e principal parte das operações do setor é realizada em alto-mar, principalmente com a extração de pré-sal. Assim, para que seja explorada a produção de petróleo e gás, são criadas cidades flutuantes que podem receber 150 funcionários em média.
Dessa forma, pelas plataformas serem distantes da costa, é preciso estabelecer maneiras de levar suprimentos para os funcionários e transportar o produto extraído. Essa é apenas uma parte da operação que é complexa, mas é aí que entra a importância da cadeia de suprimentos.
Como funciona a cadeia de suprimentos no setor de óleo e gás?
A cadeia de suprimentos de um negócio envolve as atividades que cuidam da logística interna e externa da empresa, podendo envolver inúmeras tarefas, mas tendo como essenciais:
- Gestão completa da compra de matéria-prima e insumos;
- Armazenamento de produtos;
- Embalagens;
- Controle de inventário e estoque;
- Produção;
- Movimentações internas e externas;
- Distribuição;
- Transporte de carga;
- Gestão de parceiros e fornecedores.
Portanto, a cadeia de suprimentos pode ser considerada parte do processo logístico, com um ciclo que começa na aquisição do material, armazenamento e vai até a entrega para o público final.
No setor de água e gás, esses processos possuem algumas particularidades, que envolvem o planejamento, transporte, refinamento, distribuição e comércio dos produtos. Tudo isso engloba diversos modais, como marítimos, terminais e dutos, além de constante investimento em tecnologias para auxiliar a logística das operações.
Qual a importância da logística no setor de óleo e gás?
Além do papel financeiro e de geração de empregos, o setor de óleo e gás do Brasil é uma referência mundial. Por isso, contar com uma logística eficiente é muito importante, principalmente quando falamos de boas práticas, aproveitando os recursos naturais e protegendo o meio ambiente.
Além disso, um planejamento estratégico permite a redução de custos e o aumento dos lucros. Isso porque é possível otimizar etapas do serviço com informações e a centralização de dados. Tudo de maneira segura, rápida e sem atrapalhar as operações.
O que não pode faltar na logística do setor de óleo e gás?
Para que todas as operações aconteçam sem falhas, é crucial contar com um projeto fluído, estratégico, eficaz, que ofereça suporte necessário, profissionais capacitados, tecnologia de ponta e que proporcionem o alto desempenho que o negócio merece. Assim como os serviços disponibilizados aqui na Tecnolog.
Nossas operações garantem que a sua carga seja entregue no tempo certo e do jeito certo. Somos especialistas em logística de transporte multimodal de cargas há mais de três décadas, oferecendo serviços para cargas expressas, fracionadas e especiais.
Além disso, a nossa eficiência de ponta é multimodal, atendendo transporte aéreo, rodoviário e marítimo. Conheça mais sobre os nossos serviços e como podemos auxiliar o setor de óleo e gás e muitos outros, entre em contato conosco clicando aqui.