Tecnolog Express Cargo

Blog Tecnolog

Receba as novidades
em seu e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa. Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade

logística no setor de óleo e gás

Logística no setor de óleo e gás: Entenda a importância

Conheça mais sobre um dos principais setores do país e como a logística auxilia as operações desse negócio.

O setor de óleo e gás é um dos que mais crescem no país, tornando a logística dessa área complexa e desafiadora. Existem muitas etapas até a entrega do produto ao mercado, e cada uma delas exige soluções eficientes e um planejamento criado estrategicamente para atender todas as demandas do setor responsável por 15% do PIB industrial do país. Sendo 8% vindos de derivados de petróleo e biocombustível, e 7% das atividades de extração de petróleo e gás natural.

Podemos perceber os impactos do setor de óleo e gás em nossa rotina, podendo encontrar o petróleo e seus derivados em diversos itens. Por exemplo, eles estão presentes em móveis, tecidos, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos, gás de cozinha, indústria alimentícia e farmacêutica, agronegócio, automotivos e muito mais.

Como funciona a logística no setor de óleo e gás?

Assim como em outros setores, a cadeia de suprimentos de óleo e gás também possui as suas particularidades na operação. A maior e principal parte das operações do setor é realizada em alto-mar, principalmente com a extração de pré-sal. Assim, para que seja explorada a produção de petróleo e gás, são criadas cidades flutuantes que podem receber 150 funcionários em média.

Dessa forma, pelas plataformas serem distantes da costa, é preciso estabelecer maneiras de levar suprimentos para os funcionários e transportar o produto extraído. Essa é apenas uma parte da operação que é complexa, mas é aí que entra a importância da cadeia de suprimentos.

Como funciona a cadeia de suprimentos no setor de óleo e gás?

A cadeia de suprimentos de um negócio envolve as atividades que cuidam da logística interna e externa da empresa, podendo envolver inúmeras tarefas, mas tendo como essenciais:

  • Gestão completa da compra de matéria-prima e insumos;
  • Armazenamento de produtos;
  • Embalagens;
  • Controle de inventário e estoque;
  • Produção;
  • Movimentações internas e externas;
  • Distribuição;
  • Transporte de carga;
  • Gestão de parceiros e fornecedores.

 

Portanto, a cadeia de suprimentos pode ser considerada parte do processo logístico, com um ciclo que começa na aquisição do material, armazenamento e vai até a entrega para o público final.

No setor de água e gás, esses processos possuem algumas particularidades, que envolvem o planejamento, transporte, refinamento, distribuição e comércio dos produtos. Tudo isso engloba diversos modais, como marítimos, terminais e dutos, além de constante investimento em tecnologias para auxiliar a logística das operações.

Qual a importância da logística no setor de óleo e gás?

Além do papel financeiro e de geração de empregos, o setor de óleo e gás do Brasil é uma referência mundial. Por isso, contar com uma logística eficiente é muito importante, principalmente quando falamos de boas práticas, aproveitando os recursos naturais e protegendo o meio ambiente.

Além disso, um planejamento estratégico permite a redução de custos e o aumento dos lucros. Isso porque é possível otimizar etapas do serviço com informações e a centralização de dados. Tudo de maneira segura, rápida e sem atrapalhar as operações.

O que não pode faltar na logística do setor de óleo e gás?

Para que todas as operações aconteçam sem falhas, é crucial contar com um projeto fluído, estratégico, eficaz, que ofereça suporte necessário, profissionais capacitados, tecnologia de ponta e que proporcionem o alto desempenho que o negócio merece. Assim como os serviços disponibilizados aqui na Tecnolog.

Nossas operações garantem que a sua carga seja entregue no tempo certo e do jeito certo. Somos especialistas em logística de transporte multimodal de cargas há mais de três décadas, oferecendo serviços para cargas expressas, fracionadas e especiais.

Além disso, a nossa eficiência de ponta é multimodal, atendendo transporte aéreo, rodoviário e marítimo. Conheça mais sobre os nossos serviços e como podemos auxiliar o setor de óleo e gás e muitos outros, entre em contato conosco clicando aqui.

Categorias

Últimas
Notícias

As principais notícias e conteúdos
do setor em um único lugar!

Desafios da entrega de cargas na PETROBRAS

O transporte rodoviário de cargas desempenha função essencial no abastecimento das plataformas da PETROBRAS em todo o Brasil. Empresas...

Mapeamento de processos logísticos

A logística, muitas vezes, é percebida apenas como o simples transporte de mercadorias de um ponto a outro. No...

Gestão da cadeia de suprimentos de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás é um importante pilar na economia global, visto que fornece fonte de energia...

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Solicite um orçamento

Aceita receber comunicações via telefone?
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade